Pt/Tutorial de Multiplayer: Difference between revisions

From FlightGear wiki
Jump to navigation Jump to search
mNo edit summary
No edit summary
Line 1: Line 1:
A função '''multi-jogador''' do [[pt/FlightGear|FlightGear]] torna possível ver outros pilotos e vice-versa. Isto torna possível voar em formação, realizar [[mid-air refueling|reabastecimentos aéreos]] com "tanques" controlados por pessoas reais ou contactar [[air traffic control|controladores de tráfego aéreo]] para pedir por orientação.
A função '''multi-jogador''' do [[pt/FlightGear|FlightGear]] torna possível ver outros pilotos e vice-versa. Isto torna possível voar em formação, realizar [[mid-air refueling|reabastecimentos aéreos]] com "tanques" controlados por pessoas reais ou contactar [[air traffic control|controladores de tráfego aéreo]] para pedir por orientação.


O multi-jogador pode causar [[troubleshooting performance issues|caídas de cadência]] extremas durante o carregamento de modelos de aeronaves, especialmente modelos pesados como o [[Boeing 777]] ou o [[Airbus A320neo]]. É sugerido voar em localizações que não incluam o aeroporto padrão [[San Francisco International Airport|Aeroporto internacional de São Francisco]], devido a haver muitos pilotos na área que são, frequentemente, novos e não seguem CTA ou respeitam o tráfico.
O multi-jogador pode causar [[troubleshooting performance issues|caídas de cadência]] extremas durante o carregamento de modelos de aeronaves, especialmente modelos pesados como o [[Boeing 777]] ou o [[Airbus A320neo]]. É sugerido voar em localizações que não incluam o aeroporto padrão [[San Francisco International Airport|Aeroporto Internacional de São Francisco]], devido a haver muitos pilotos na área que são, frequentemente, novos e não seguem CTA ou respeitam o tráfico.


==Notas==
==Notas==
Line 8: Line 8:
* Pode querer verificar a secção de [[#Problemas conhecidos|problemas conhecidos]]
* Pode querer verificar a secção de [[#Problemas conhecidos|problemas conhecidos]]


==Conectar ao Multi-jogador==
===Diálogo no simulador===
[[File:Multiplayer settings dialog.jpg|thumb|Caixa de diálogo das definições multi-jogador]]
A forma mais fácil de se ligar é com o diálogo de multi-jogador incorporado no simulador. Basta só introduzir um indicativo de chamada e selecionar um servidor do menu. Clique em {{button|Conectar}} para se ligar.


{{BeingTranslated}}
===Utilizando o ''FGRun''===
====Da página principal====
[[File:Multiplayer.jpg|thumb|Definições de multi-jogador no ''[[FGRun]]'']]
# Selecione a sua [[pt/Aeronaves|aeronave]] e aeroporto de partida como normal no ''[[FGRun]]''.
# No último menu, marque a caixa "''Multiplayer''". Certifique-se que a caixa "''AI models''" está selecionada, de modo a poder ver as aeronaves dos outros pilotos.
# Introduza...
#* '''''Callsign''''' da sua escolha.
#* '''''Hostname:''''' Introduza <code>mpserverXX.flightgear.org</code> (com <code>XX</code> sendo o [[#Servidores|número do servidor]]).
#* '''''In/out:''''' Designe ambos 5000.
# Clique {{button|''Run''}} para começar o FlightGear.
Para confirmar que está a funcionar, pode aceder ao mapa multi-jogador em http://mpmap02.flightgear.org/ (em Hong Kong). Assim que o FlightGear tenha começado, observará as mensagens do ''chat'' que dizem "''Hello''", indicador dos pilotos que estão ''online''. Também aparecerão quando um piloto se junte à rede ''MP''. Pode editar esta mensagem ao editar esta linha em <tt>[http://sourceforge.net/p/flightgear/fgdata/ci/next/tree/preferences.xml#l763 $FG_ROOT/preferences.xml]</tt>:
<syntaxhighlight lang="xml">
<chat type="string" preserve="y">Hello</chat>
</syntaxhighlight>
Quererá utilizar um servidor diferente, especialmente um perto de si.


'''Conectando pelo modo simplificado:'''<br />
====Das definições de rede====
[[File:Multiplayer settings dialog.jpg|framed|left]]
[[File:FGRun Advanced dialog - Network.png|thumb|A ''tab'' da "''<tt>Network</tt>''" (rede) da caixa de diálogo "''Advanced Options''" (Opções avançadas) no ''[[FGRun]]'' (no [[Changelog 3.2|FlightGear 3.2.0]]).]]
A partir do FlightGear 2.4.0 é possível acessar o multiplayer pelo menu dentro do simulador. Tudo o que você precisa fazer é entrar com o seu callsign (nome; ex.: PT-WUU ; N2A4T, VRG2201) e selecionar um servidor; após isso basta clicar CONNECT para voar online.<br />
Também pode modificar as definições de multi-jogador na ''tab'' ''<tt>Network</tt>'' (Rede) das "''Advanced Options''" (Opções avançadas) do ''FGRun''.
Este é o método mais fácil para se conectar a uma seção Multiplayer.<br />
# Na última página, clique em {{button|Advanced}}.
<br />
# Clique ''<tt>Network</tt>'' (Rede) na coluna esquerda.
<br />
# Na área ''<tt>Multiplayer Options</tt>'' (Opções multi-jogador)...
'''Conectando pelo FGRun'''
#* Escreva o indicativo de chamada desejado na caixa.
<br />
#* Defina os parâmetros das outras duas caixas; veja [[#Utilizando o multi-jogador pela linha de comando|abaixo]] para o sintaxe correcto.
[[File:Multiplayer.jpg|framed|left]]<br />
#* Clique em {{button|OK}}, e depois corra o FlightGear.


1-> Selecione a aeronave e o aeroporto normalmente pelo FGRun.<br />
=== Utilizando o multi-jogador pela linha de comando ===
Quando executa o FlightGear pela [[command line|linha de comando]], pode especificar as opções multi-jogador. Os dois argumentos são os seguintes:
<syntaxhighlight lang="bash">
--multiplay=direction,10,ip.address,port
--callsign=anything
</syntaxhighlight>


2-> Na próxima tela, acione a opção MULTIPLAYER (como na foto acima) e selecione também a opção AI MODELS (é ela que torna possível você visualizar as demais aeronaves).<br />
Evidentemente, <code>--callsign</code> pode ser tudo o que desejar. Existem quatro argumentos para com <code>--multiplay</code>:
; ''direction'' (direcção)
: <code>in</code> ou <code>out</code>. <code>in</code> diz ao FlightGear para ouvir a todos os pacotes de dados vindos pela '''porta''' especificada. <code>out</code> diz ao FlightGear para enviar dados pela '''porta'''


3-> Clique em RUN e você poderá voar online com os demais usuários.<br />
; ''ip.address''
: Endereço ''IP'' do interface da rede a ser utilizado pelo FlightGear. Se em branco, FlightGear ouvirá todos os interfaces da rede. Se a '''''direction''''' (direcção) estiver definida para <code>in</code>, FlightGear ouvirá '''só''' este endereço ''IP''.


<br />
; ''port'' (porta)
<br />
: A porta por qual os dados são enviados ou recebidos. Geralmente definido como <code>5000</code> e acima.


'''Problemas com o Roteador?'''<br />
== Uso avançado do multi-jogador ==
Alguns usuários tem problema na hora de voar multiplayer devido a configuração do roteador. Como vimos anteriormente, a conexão do FlightGear utiliza a porta 5000. É necessário fazer um (port - router to forward) nessa porta, isto é, "liberar" a porta para ser utilizada.<br />
=== Configuração local para testes ===
Recomendamos olhar o site do fabricando do seu roteador para saber como configurá-lo.
É possível configurar uma rede de multi-jogador local entre duas instâncias de FlightGear '''sem''' utilizar um [[FGMS|servidor multi-jogador]]. Tudo o que precisa fazer é mapear cada porta ''I/O'' de uma instância com a(s) porta(s) correspondente(s) da outra instância:
<br />
<br />


'''Múltiplas Conexões de apenas um Computador:'''<br />
{{Note|
{{FGCquote
  |''Traduzido/translated''


É possível rodar vários FlightGear no mesmo sistema operacional / em um mesmo computador.
Uma conexão ''socket'' necessita não só de um endereço ''IP'', mas também um número de porta para cada lado da ligação - imagina um número de porta como se fosse uma "caixa-de-correio" num endereço. Esta caixa-de-correio é utilizada pelos processos de comunicação para enviar e receber "mensagens". Processos diferentes (mesmo quando programas possivelmente idênticos) precisarão de utilizar números de porta diferentes quando sendo executados, porque portas abertas ({{=}}caixas-de-correio) não podem ser partilhadas.
Caso você deseje fazer isso e voar multiplayer, será necessário utilizar apenas uma porta por FlightGear. Assim um deve usar a porta 5000; o outro a 5001; o outro a 5002 e assim por diante. <br />


OBS: Todas as portas devem estar configuradas no seu roteador<br />
Portanto, terás de modificar as definições da porta no lado do cliente por cada instância adicional que estejas a correr na mesma máquina, e mapear a porta ''output'' de uma instância à porta ''input'' da outra instância (e vice-versa).
<br />
  |{{cite web |url=http://forum.flightgear.org/viewtopic.php?p=83068#p83068
'''Utilizando o Chat:'''<br />
    |title=<nowiki>Re: 2 FGFS instances / 1 win7 running same time with MP?</nowiki>
Para utilizar o Chat basta ir no menu NETWORK e selecionar CHAT ou CHAT MANU.<br />
    |author=<nowiki>Hooray</nowiki>
    |date=<nowiki>5ª-Feira, 10 de Junho</nowiki>
  }}
}}
}}


OBS: Para que os outros pilotos possam ver o CHAT é necessário que a janela esteja aberta. Caso a mesma esteja fechada na hora da transmissão o outro piloto não irá ver a mensagem.<br />
Parâmetros de linha de comando para a primeira instância:
A tecla de atalho para abrir o chat é underline "_"<br /><br />
<syntaxhighlight lang="bash">
--multiplay=out,10,127.0.0.1,5000 --multiplay=in,10,127.0.0.1,5001 --callsign=Test1
</syntaxhighlight>


'''Ativando a opção IGNORE:'''<br />
Parâmetros de linha de comando para a segunda instância:
Caso você esteja incomodado com algum piloto por qualquer motivo, você pode ignorá-lo.<br />
<syntaxhighlight lang="bash">
--multiplay=out,10,127.0.0.1,5001 --multiplay=in,10,127.0.0.1,5000 --callsign=Test2
</syntaxhighlight>


Para isso basta  ir em MULTIPLAYER > PILOT LIST DIALOG e apertar o botão de ignorar perto do nome (call sign) do piloto.<br />
Pode utilizar este tipo de configuração para testar funções relacionadas ao multi-jogador ou para solucionar relatórios de ''bugs'' relacionados com o multi-jogador, quais seriam difícil de reproduzir pelo ''MP''. Como não pode aceder às configurações do FlightGear de terceiros, esta técnica permite-lhe o controlo completo sobre as definições do FlightGear.
 
[[File:Direct-p2p-multiplayer-setup.png|800px|Um ''Screenshot'' demonstrando uma configuração "''peer-to-peer''" entre duas instâncias do FlightGear, a correr na mesma máquina via ''localhost'' (127.0.0.1), sem qualquer servidor multi-jogador.]]
 
Pode adicionar um número arbitrário de canais para copiar o seu vôo para outros servidores, por exemplo para um servidor ''fgms'' privado utilizando
<syntaxhighlight lang="bash">
--multiplay=out,10,my.private.server.ip,5000
</syntaxhighlight>
 
Adicionalmente, o argumento acima <code>in</code> diz ao FlightGear para '''só''' ouvir no ''loopback''/interface local - não vai receber pacotes que cheguem na(s) outra(s) interface(s) de rede. Se também quer ligar a outras interfaces, simplesmente omite o endereço ''IP'' utilizando
<syntaxhighlight lang="bash">
--multiplay=in,10,,5000
</syntaxhighlight>
 
Veja [http://fgfs.i-net.hu/modules/fgtracker/ esta página] para ver se o seu indicativo de chamada já está em uso ou não. Não escolha um indicativo de chamada que já esteja em uso, porque tal criará problemas!
 
 
{{BeingTranslated}}[[User:Thefan|Thefan630]] ([[User talk:Thefan|talk]]) 19:49, 11 May 2016 (EDT)


Esta função não permitirá mensagens de CHAT além de excluir o piloto indesejado do seu simulador.<br /><br />
'''Servidores:'''<br />
'''Servidores:'''<br />
Os diversos servidores são conectados internamente, sendo assim, não é necessário ficar entrando em diferentes servidores para ver quem está conectado. Independente de qual servidor você estiver conectado, todos irão se visualizar no simulador.
Os diversos servidores são conectados internamente, sendo assim, não é necessário ficar entrando em diferentes servidores para ver quem está conectado. Independente de qual servidor você estiver conectado, todos irão se visualizar no simulador.

Revision as of 23:50, 11 May 2016

A função multi-jogador do FlightGear torna possível ver outros pilotos e vice-versa. Isto torna possível voar em formação, realizar reabastecimentos aéreos com "tanques" controlados por pessoas reais ou contactar controladores de tráfego aéreo para pedir por orientação.

O multi-jogador pode causar caídas de cadência extremas durante o carregamento de modelos de aeronaves, especialmente modelos pesados como o Boeing 777 ou o Airbus A320neo. É sugerido voar em localizações que não incluam o aeroporto padrão Aeroporto Internacional de São Francisco, devido a haver muitos pilotos na área que são, frequentemente, novos e não seguem CTA ou respeitam o tráfico.

Notas

  • Indicativos de chamada podem ter um máximo de sete caracteres
  • Pode querer verificar a secção de problemas conhecidos

Conectar ao Multi-jogador

Diálogo no simulador

Caixa de diálogo das definições multi-jogador

A forma mais fácil de se ligar é com o diálogo de multi-jogador incorporado no simulador. Basta só introduzir um indicativo de chamada e selecionar um servidor do menu. Clique em Conectar para se ligar.

Utilizando o FGRun

Da página principal

Definições de multi-jogador no FGRun
  1. Selecione a sua aeronave e aeroporto de partida como normal no FGRun.
  2. No último menu, marque a caixa "Multiplayer". Certifique-se que a caixa "AI models" está selecionada, de modo a poder ver as aeronaves dos outros pilotos.
  3. Introduza...
    • Callsign da sua escolha.
    • Hostname: Introduza mpserverXX.flightgear.org (com XX sendo o número do servidor).
    • In/out: Designe ambos 5000.
  4. Clique Run para começar o FlightGear.

Para confirmar que está a funcionar, pode aceder ao mapa multi-jogador em http://mpmap02.flightgear.org/ (em Hong Kong). Assim que o FlightGear tenha começado, observará as mensagens do chat que dizem "Hello", indicador dos pilotos que estão online. Também aparecerão quando um piloto se junte à rede MP. Pode editar esta mensagem ao editar esta linha em $FG_ROOT/preferences.xml:

<chat type="string" preserve="y">Hello</chat>

Quererá utilizar um servidor diferente, especialmente um perto de si.

Das definições de rede

A tab da "Network" (rede) da caixa de diálogo "Advanced Options" (Opções avançadas) no FGRun (no FlightGear 3.2.0).

Também pode modificar as definições de multi-jogador na tab Network (Rede) das "Advanced Options" (Opções avançadas) do FGRun.

  1. Na última página, clique em Advanced.
  2. Clique Network (Rede) na coluna esquerda.
  3. Na área Multiplayer Options (Opções multi-jogador)...
    • Escreva o indicativo de chamada desejado na caixa.
    • Defina os parâmetros das outras duas caixas; veja abaixo para o sintaxe correcto.
    • Clique em OK, e depois corra o FlightGear.

Utilizando o multi-jogador pela linha de comando

Quando executa o FlightGear pela linha de comando, pode especificar as opções multi-jogador. Os dois argumentos são os seguintes:

--multiplay=direction,10,ip.address,port
--callsign=anything

Evidentemente, --callsign pode ser tudo o que desejar. Existem quatro argumentos para com --multiplay:

direction (direcção)
in ou out. in diz ao FlightGear para ouvir a todos os pacotes de dados vindos pela porta especificada. out diz ao FlightGear para enviar dados pela porta
ip.address
Endereço IP do interface da rede a ser utilizado pelo FlightGear. Se em branco, FlightGear ouvirá todos os interfaces da rede. Se a direction (direcção) estiver definida para in, FlightGear ouvirá este endereço IP.
port (porta)
A porta por qual os dados são enviados ou recebidos. Geralmente definido como 5000 e acima.

Uso avançado do multi-jogador

Configuração local para testes

É possível configurar uma rede de multi-jogador local entre duas instâncias de FlightGear sem utilizar um servidor multi-jogador. Tudo o que precisa fazer é mapear cada porta I/O de uma instância com a(s) porta(s) correspondente(s) da outra instância:

Note
Cquote1.png Traduzido/translated

Uma conexão socket necessita não só de um endereço IP, mas também um número de porta para cada lado da ligação - imagina um número de porta como se fosse uma "caixa-de-correio" num endereço. Esta caixa-de-correio é utilizada pelos processos de comunicação para enviar e receber "mensagens". Processos diferentes (mesmo quando programas possivelmente idênticos) precisarão de utilizar números de porta diferentes quando sendo executados, porque portas abertas (=caixas-de-correio) não podem ser partilhadas.

Portanto, terás de modificar as definições da porta no lado do cliente por cada instância adicional que estejas a correr na mesma máquina, e mapear a porta output de uma instância à porta input da outra instância (e vice-versa).


— Hooray (5ª-Feira, 10 de Junho). Re: 2 FGFS instances / 1 win7 running same time with MP?.
(powered by Instant-Cquotes)
Cquote2.png

Parâmetros de linha de comando para a primeira instância:

--multiplay=out,10,127.0.0.1,5000 --multiplay=in,10,127.0.0.1,5001 --callsign=Test1

Parâmetros de linha de comando para a segunda instância:

--multiplay=out,10,127.0.0.1,5001 --multiplay=in,10,127.0.0.1,5000 --callsign=Test2

Pode utilizar este tipo de configuração para testar funções relacionadas ao multi-jogador ou para solucionar relatórios de bugs relacionados com o multi-jogador, quais seriam difícil de reproduzir pelo MP. Como não pode aceder às configurações do FlightGear de terceiros, esta técnica permite-lhe o controlo completo sobre as definições do FlightGear.

Um Screenshot demonstrando uma configuração "peer-to-peer" entre duas instâncias do FlightGear, a correr na mesma máquina via localhost (127.0.0.1), sem qualquer servidor multi-jogador.

Pode adicionar um número arbitrário de canais para copiar o seu vôo para outros servidores, por exemplo para um servidor fgms privado utilizando

--multiplay=out,10,my.private.server.ip,5000

Adicionalmente, o argumento acima in diz ao FlightGear para ouvir no loopback/interface local - não vai receber pacotes que cheguem na(s) outra(s) interface(s) de rede. Se também quer ligar a outras interfaces, simplesmente omite o endereço IP utilizando

--multiplay=in,10,,5000

Veja esta página para ver se o seu indicativo de chamada já está em uso ou não. Não escolha um indicativo de chamada que já esteja em uso, porque tal criará problemas!


This article is currently being translated.

Thefan630 (talk) 19:49, 11 May 2016 (EDT)

Servidores:
Os diversos servidores são conectados internamente, sendo assim, não é necessário ficar entrando em diferentes servidores para ver quem está conectado. Independente de qual servidor você estiver conectado, todos irão se visualizar no simulador. Recomendamos que você conecte no servidor que esta geograficamente mais perto de você pois assim você terá menor latência (ping).


Server Location Tracked Maintainer IRC Name Forum Name Comments
fg.noahbuscher.com US No Noah Buscher Noah Noah May be merged with main servers in the near future.
mpserver01.flightgear.org Germany mpserver15 Oliver Schroeder os
mpserver02.flightgear.org Los Angeles, USA mpserver15 Lloyd Stevens ls4680 ls4680
mpserver03.flightgear.org Germany mpserver15 Hergen
mpserver04.flightgear.org UK No Jon Stockill Nav JonS
mpserver05.flightgear.org Chicago, USA mpserver15 Brant IonCannon218
mpserver06.flightgear.org Berlin, Germany mpserver15 Sven Teichmann D-SAMI Unlimited traffic
mpserver07.flightgear.org Wisconsin, USA N/A Tom Betka TB Offline
mpserver08.flightgear.org Frankfurt am Main, Germany No Roland Quix0r Quix0r 10 TByte traffic, mostly short pings
mpserver09.flightgear.org Köln, Germany N/A Daniel Vigano Fauchi95 Offline
mpserver10.flightgear.org Montpellier, France mpserver15 Alexis Bory xiii xiii
mpserver11.flightgear.org Vilnius, Lithuania No Darius ffg
mpserver12.flightgear.org Amsterdam, the Netherlands mpserver12 Rob evilslut evilslut
mpserver13.flightgear.org Grenoble, France No Charles Ingels charles cbz-026
mpserver14.flightgear.org Zurich, Switzerland mpserver15 Yves Sablonier gral gral
mpserver15.flightgear.org North Point, Hong Kong N/A Hazuki Amamiya Hazuki Hazuki This is FGTracker, not a multiplayer server
mpserver16.flightgear.org Kansas City, Missouri, USA mpserver15 Rob Dosogne truthsolo truthsolo
mpserver17.flightgear.org Cluj, Romania N/A Marius tuxum tuxum Offline
mpserver18.flightgear.org Germany mpserver15

Information as at 2014-01-04


Referências