Pt/Resolvendo Problemas

From FlightGear wiki
Revision as of 22:15, 2 October 2016 by Thefan (talk | contribs) (Finished updating the translation)
Jump to navigation Jump to search

Esta página vai tentar ajudar-lhe a encontrar um diagnóstico ou solução para os problemas com a sua instalação FlightGear. Se tal não for possível, vai lhe ajudar a encontrar informações úteis para as pessoas que tentarão ajudar nos fóruns.

Resolver problemas à antiga

Veja Recomendações de Hardware (Inglês) para mais informações sobre placas gráficas e Hardware adicional que fora conferido para funcionar com o FlightGear.

Se tudo o resto falhar...

Tente Pedir ajuda técnica, mas só depois de ter tentado as sugestões anteriores!

Possíveis armadilhas ao modificar pacotes de ficheiros base

Mais cedo ou mais tarde, a maior parte dos utilizadores provavelmente quererão modificar o FlightGear em uma forma ou outra. Muitas modificações interessantes são possíveis ao editar recursos de pacotes base, como por exemplo ficheiros de aeronaves, ficheiros de instrumentação, ficheiros GUI, Scripts Nasal, etc.

No entanto, assim que modificar o pacote base, é importante seguir as suas modificações e que os ficheiros são modificados propriamente. Aqui algumas coisas com que tomar cuidado:

  • Quando recorrer a nomes de ficheiros ou caminhos, tenha sempre a certeza que os ficheiros e caminhos existam.
  • Quando recorrer a nomes de ficheiros ou caminhos, tenha sempre a certeza que são utilizados propriamente i.e. tenha cuidado com espaços em branco, separadores e o caso gramatical:
    • Na maior parte dos sistemas operativos modernos, nomes de ficheiros e caminhos são de facto case-sensitive(diferenciam minúsculas de maiúsculas), por isso tome também atenção a isto.
  • Igualmente, a maior parte dos sistemas operativos multi-utilizador modernos incluem suporte para permissões de ficheiros, tornando necessário determinar as permissões apropriadas para ficheiros e caminhos de modo a serem acessíveis.
  • Assim que começar a editar ficheiros XML, quererá segurar-se que as suas edições sejam válidas e não corrompem o sintaxe XML, isto significa, assegurar-se que tags estejam propriamente fechados - se não tem a certeza se as suas edições foram bem feitas ou não, quererá utilizar um assim chamado "validador XML". Existem inúmeras ferramentas grátis/open source disponíveis para lhe ajudar a validar documentos XML; Sobre "*nix" poderia por exemplo utilizar simplesmente xmllint. Ficheiros XML inválidos já não podem ser utilizados pelo FlightGear (também existem vários validadores web-based disponíveis onde pode simplesmente colar conteúdos ou fazer um upload de ficheiros para serem conferidos).
  • Além disto, enquanto que a maior parte dos ficheiros XML do FlightGear seguem o formato básico PropertyList, os vários componentes individuais do FlightGear suportam funcionalidades e características diferentes. Tags e atributos que estejam disponíveis e utilizáveis num tipo de ficheiro como p. ex. ficheiros GUI geralmente não estão necessariamente disponíveis em ficheiros para subsistemas/componentes diferentes, dado que as características até agora tem sido implementadas individualmente para cada componente ao invés de globalmente. Assim, mesmo que um sintaxe ou característica seja suportado numa parte diferente do FlightGear, é possível que pura e simplesmente não esteja disponível noutras.

Note por favor que é possível corromper facilmente o seu pacote base meramente ao modificar ficheiros de forma errada, tornando o FlightGear possivelmente inoperável sem arranjar um pacote base fresco. Por isso, quererá manter as suas modificações separadas do resto do pacote base. Ou pelo menos considere utilizar um sistema de Gestão de Código-fonte, como por exemplo Svn ou Git.

Se encontrar problemas ao tentar pôr as suas modificações a trabalhar para si, quererá executar o FlightGear com um log/warning level maior, de forma a poder ver completamente quais partes do FlightGear puderam ser completadas com sucesso e quais falharam. Isto é possível ao utilizar o parâmetro --log-level=bulk

Conteúdo relacionado