Pt/Help:Traduzir

From FlightGear wiki
Revision as of 19:49, 20 October 2012 by Thefan (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search

Desde Setembro de 2009 que a FlightGear Wiki suporta diversos idiomas. A partir de agora, todos os artigos podem ser traduzidos para qualquer linguagem, aumentando assim a hospitalidade para as pessoas que não usam o Inglês como idioma nativo.

Precisamos de TI!

Como temos 3,487 artigos (alguns mais pequenos que outros), é uma boa carga de trabalho traduzir todas elas. Um par de membros já começaram a traduzir, mas podias precisar de ajuda, e para ser preciso: da TUA AJUDA! (Quase) todos nós falam mais do que uma linguagem, e por isso estaríamos à espera que a maior parte dos nossos usuários não tivessem o inglês como idioma materno.

Se todos nós traduzi-se-mos de vez em quando uma ou duas páginas, não iria demorar tanto tempo a traduzir, pelo menos, as páginas mais importantes (exemplo: Flying the helicopter, FlightGear, Installing Scenery e New to FlightGear).

Dá uma olhada em translation requests para as traduções mais urgentes.

Exemplos

Para uma lista com exemplos de artigos já traduzidos (num par de idiomas), visita a Página principal.


Como começo a traduzir?

Primeiro, tens de encontrar um artigo que gostasses de traduzir. Depois, na barra de URL do teu Web Browser, adiciona a abreviação do teu idioma (clica aqui para uma lista), seguido de uma barra (/) à frente do nome to titulo do artigo em inglês e dirija te à pagina. Assim, se quiser traduzir o artigo acerca do "TerraSync" em Holandês, eu me iria dirigir para nl/TerraSync. Como se pode ver, esta pagina ainda não existe, que significa que sabemos que ninguém a traduziu em Holandês até agora.

Agora é que traduzimos o artigo. Podes deixar os links da Wiki tal como estão (a redireccionar para a versão em inglês), excepto se já existe o artigo na tua linguagem. Neste caso fazemos o link da Wiki assim: [[:nl:Hoofdpagina]]. nl:Hoofdpagina é o que vai mostrar no artigo. Mas é preferido usar assim: [[:nl:Hoofdpagina|Hoofdpagina]]. Isto elimina o uso do prefixo da linguagem: Hoofdpagina.

This article is currently being translated.

Thefan