Pt/FlightGear: Difference between revisions

From FlightGear wiki
Jump to navigation Jump to search
mNo edit summary
No edit summary
Line 10: Line 10:
| developedby            = Comunidade do FlightGear
| developedby            = Comunidade do FlightGear
| initialrelease        = 17 de Julho de 1997
| initialrelease        = 17 de Julho de 1997
| latestrelease            = 2.0.0
| latestrelease            = 3.4
| writtenin              = C++
| writtenin              = C++
| os                    = Windows, Linux, Mac OS X, FreeBSD, Solaris ou IRIX
| os                    = Windows, Linux, Mac OS X, FreeBSD, Solaris ou IRIX
Line 134: Line 134:
[[it:FlightGear]]
[[it:FlightGear]]
[[nl:FlightGear]]
[[nl:FlightGear]]
[[pl:FlightGear]]

Revision as of 22:04, 6 January 2015

This article or section contains out-of-date information

Please help improve this article by updating it. There may be additional information on the talk page.

Please help to translate this article.

The English version of this article has been updated. There may be additional information on the talk page.


FlightGear
FlightGear logo
Wright Flyer na versão 0.9.9
Wright Flyer na versão 0.9.9
Developed by Comunidade do FlightGear
Initial release 17 de Julho de 1997
Latest release 3.4
Written in C++
OS Windows, Linux, Mac OS X, FreeBSD, Solaris ou IRIX
Platform Várias
Development status Ativo (1996-)
Type Simulador de voo
License GNU General Public License
Website
NASA OV-10 no FlightGear 1.0

O Simulador de Voo FlightGear (abreviado como FlightGear ou FGFS) é um simulador de voo sofisticado, livre, completamente feito em código aberto, criado por voluntários. FlightGear é publicado sob os termos da GNU General Public License. A maior parte do FlightGear é escrita na linguagem de programação C++.

Versões cada vez mais detalhadas e realistas do FlightGear tem sido lançadas todo ano desde que o projeto foi lançado em 1996.

A última versão estável está disponível para download em http://www.flightgear.org/Downloads/, com compilações para vários sistemas operacionais incluindo o Microsoft Windows (32 e 64 bits), Mac OS X, Linux, IRIX, e Solaris.

História

1rightarrow.png See FlightGear History for the main article about this subject.

O desenvolvimento do FlightGear começou com uma proposta online em 1996, usando gráficos cutomizados em 3D. O desenvolvimento de uma versão em OpenGL foi iniciado por Curtis Olson em 1997. Muitas pessoas já contribuíram para o projeto desde sua concepção.

FlightGear incorporou outros recursos em código aberto ao invés de começar "do zero". Um deles é o modelo e voo LaRCsim da NASA e dados de elevação livres (SRTM). Os primeiros binários funcionando (.exe) saíram em 1997. Um grande desenvolvimento comunitário de novas versões resultou em versões progressivamente mais estáveis e avançadas. Por volta de 2001, o time estava lançando novas versões beta regularmente, e em torno de 2005, a maturidade do programa causou mais avaliações e aumentou a popularidade do FlightGear. Em 2007, o projeto saiu da fase beta com o lançamento da versão 1.0.0, dez anos após o lançamento inicial do FlightGear em 1997.

Cockpit 3D do A-10 na versão 1.0.0 em 2008

Em 2008, a versão 1.9.0 do FlightGear foi lançada com a transição do sistema PLIB para o sistema OSG, o que causou a perda temporária de algumas funções como nuvens 3D e sombras. Porém, novas funções gráficas (como partículas) aumentaram o realismo gráfico do FlightGear.

Software

O motor de simulação do FlightGear é chamado de SimGear. É usado tanto para pesquisa acadêmica quanto para simulação de voo.

FlightGear é altamente customizável, possuindo desde planadores até helicópteros, jatos comerciais e aviões militares. Esses modelos foram desenvolvidos por diversas pessoas.

As aeronaves do FlightGear utilizam um dos três modelos de voo: JSBSim, YAsim ou UIUC. Atualmente, apenas um motor de terreno é usado, TerraGear. Efeitos de clima incluem nuvens 3D, efeitos de luz, hora do dia, entre outros.

Modelos de voo

Modelos de voo (FDM ou MDV) são como o voo é simulado no FlightGear. Toda aeronave precisa ser programada com um MDV para que o simulador saiba seu peso, velocidade de estol etc. UIUC e YAsim foram desenvolvidos especialmente para o FlightGear.

As primeiras versões utilizavam uma variante do MDV LaRCsim da NASA, porém esse não era muito flexível, provocando a mudança para os MDVs atuais, mais flexíveis e realistas.

  • JSBSim - o MDV padrão desde 2000.
  • YASim - outro MDV utilizando outro tipo de cálculo. Apareceu pela primeira vez na versão 0.7.9 em 2002.
  • UIUC - mais um MDV, desenvolvido pelo UIUC Applied Aerodynamics Group na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, baseado no LaRCsim.
  • FlightGear também pode usar MDVs externos (não incluídos por padrão), como o Matlab.
  • Outros tipos de MDV para aeronaves específicas foram criados, como para dirigíveis e outras aeronaves mais leves que o ar.

Dependências

Ao contrário de softwares comerciais, tudo o que é feito no projeto sai em código-fonte C. Para transformá-lo em um programa utilizável, ele deve ser compilado para uma plataforma específica. As bibliotecas de software usadas para compilar o FlightGear têm mudado ao longo dos anos. A principal é a SimGear, que é a biblioteca usada para a simulação. TerraGear não é uma dependência, mas simplesmente um nome para o programa gerenciador de terreno padrão no FlightGear. O OpenAL é usado para som incluindo suporte à SDL (desde a versão 0.9.5). PLIB é usado para suporte de hardware e antigamente era usado para áudio, mas foi substituído pelo OpenAL. OpenGL é usado para suporte 3D e outro tipo de aceleração (como DirecX) não é suportada. O OpenSceneGraph é integrado ao FlightGear e serve para renderizar gráficos, em conjunto com o OpenGL. Por fim, Simple DirectMedia Layer é uma biblioteca de software que é usada para compilação. Algumas das dependências variam dependendo da plataforma para qua o código será compilado. Os usuários do FlightGear podem compilar o código por si próprios ou usar binários pré-compilados.

Hardware

Os requisitos de hardware de que o FlightGear necessita são pequenos para máquinas que suportam o OpenGL e com aceleração de hardware 3D, com hardware da NVIDIA tendo o melhor suporte. As primeiras versões suportavam placas de vídeo 3dfx, porém isso foi cancelado porque os requerimentos de hardware aumentavam

Add-ons e customização

Há programas que estão integrados no FlightGear (dependências) e programas que se integrram como opcionais (add-ons). Alguns add-ons estão incluídos nos binários do FlightGear, dependendo do sistema operacional, como o Assistente do FlightGear, feitos pela comunidade. Porém, há add-ons independentes (não incluídas nos binários) mas que são hospedadas pelo FlightGear (como aeronaves).

Um software adicional (mas incluído) é a interface gráfica para iniciar o FlightGear. Por um tempo, no início, o FlightGear só podia ser iniciado através de uma linha de comando. Porém, o controle gráfico de início do FlightGear foi incluído na versão 0.9.3 em 2003. KFreeFlight é um iniciador do FlightGear para KDE/Linux. o FGTools é um inciador alternativo para Windows. FGKicker é um iniciador baseado em GTK+.

Outros programas importantes incluem editores e projetos para terreno e cenário. Atlas é um leitor de cartas e mapas para FlightGear.; Kelpie Flight Planner é um planejador de voo baseado em Java. FlightGear Scenery Designer é um editor de cenário e terreno para FlightGear. O World Custom Scenery Project é um projeto coordenando adições ao cenário como terreno detalhado e construções 3D. Por fim, TaxiDraw é um editor para pistas e pistas de táxi de um aeroporto.

Aeronaves

1rightarrow.png See Table of models for the main article about this subject.

O FlightGear começou com uma aeronave incluída do LaRCsim da NASA, um Navion, que foi trocado por um Cessna 172 em 2000. A criação e desenvolvimento do UIUC e JSBSim possibilitou o desenvolvimento de muito mais aeronaves, assim como o YASim, que então se tornou o MDV mais usado no FlightGear. Mais de 230 aeronaves estão disponíveis para o FlightGear 1.9.1, porém apenas poucas estão incluídas no instalador base do FlightGear.

Boeing 737-300 parado no cenário de EHAM

Cenário

1rightarrow.png See Scenery for the main article about this subject.

O Cenário do FlightGear contém dados de elevação (SRTM) e dados de terreno do mundo todo. Objetos como terminais, moinhos e pontes estão na Base de Dados de Cenário.

Rede e multi-display

Opções de rede possiblitam o contato entre vários usuários do FlightGear. Um protocolo de multiplayer está disponível para usar o FlightGear online com outros jogadores. Isso pode ser usado para voos em formação, linhas aéreas virtuais ou Simulação de Torre de Controle. Outras funções incluem um mapa (MPMap) que possibilita usuários ver onde outros usuários estão.

Ver também: Tutorial de Multiplayer.

Também é possível sincronizar múltiplas instâncias do FlightGear para uso em diferentes monitores simultaneamente. Se todas essas instâncias estiverem sendo exectuadas com a mesma taxa de quadros (FPS), é possível ter boa sincronização entre displays.

Código-fonte vs. binários

Ao contrário de muitos softwares comerciais, as datas de lançamento de versões correspondem ao lançamento do código-fonte, não o instalador executável. Para transformar o código em um programa utilizável, o mesmo deve ser compilado, o que necessita de bibliotecas específicas (ver a seção "Dependências"). Porém, como isto é uma tarefa difícil para a maioria dos usuários, outros contribuidores irão trabalhar para produzir arquivos pré-compilados (binários) para uma certa plataforma e sistema operacional. Estes arquivos variam em sua estabilidade, performance, dependências e o quão atualizadas estão em relação às outras.

Por exemplo, por volta de 2007 a última versão (experimental) era 0.9.11-pre1 e a versão 0.9.10 era a estável. Porém, os binários variam significativamente. Veja como estavam as versões após um ano do lançamento 0.9.10:

  • Windows tinha um binário de 138 MB (v0.9.10) para Windows 98, 2000, ME e XP.
  • Versões pré-compiladas para diferentes distribuições do Linux:
    • Slackware (v0.9.10), Fedora Core 2,3 e 4 (v0.9.10), Pardus (v0.9.10), Debian (v0.9.9).
  • Solaris para processadores SPARC e x86:
    • SPARC (v0.9.8), x86 (v0.9.9)
  • Silicon Graphics IRIX (v0.9.9)
  • Mac OS X:
    • Mac OS 10.4 (v0.9.10)
    • Mac OS 10.3 (v0.9.9)
  • FreeBSD tinha um binário da versão 0.9.10

Avaliações do FlightGear

1rightarrow.png See FlightGear Reviews for the main article about this subject.

Ligações externas

1rightarrow.png See Links for the main article about this subject.

Ver também